Ao inserirmos a filosofia nas series iniciais nos perguntamos.O que ensinar na aula de filosofia? Como fazer para integrar o aluno a essa matéria? Para que ele nao se esgote e queira sair da sala ou pouco importar com o assunto?
Aí está um grande desafio para nos professores!
A filosofia é pensar. E ensinar a pensar , estimular a reflexão.
AS CRIANÇAS PODEM FILOSOFAR?
Crianças que estão expostas a um mundo de desigualdade social e ainda racial,violência,efeito estufa ,nascem e crescem na era da internet,globalização e mídia
Não devemos subestimar essas crianças!
Estão preparadas a ser motivadas a pensar,interagir, discutir e ser seres críticos.
Só e preciso uma abordagem lúdica. Uma criança não começa a ler e escrever rapidamente, ela começa pelas vogais ,daqui a pouco o alfabeto todo quando menos esperamos ela já lê!
È fantástico e evolução que elas tem e na filosofia é assim!
A abordagem de um assunto é dado, assuntos simples como o porque de muitas coisas .As crianças podem aproximar-se da filosofia, como dizia Aristóteles, pela admiração, pela curiosidade. Os gregos se perguntavam: por que uma roseira tem folhas e flores em uma estação e fica sem folhas em outra estação? Por que existe o som e o silêncio? De onde veio este universo?
Já Aristóteles assinalava que o filósofo fica admirado por coisas simples, admirado ao contemplar o crescimento de uma planta, o nascimento de uma flor, as mudanças. Admiração é, então, o primeiro estágio da filosofia.
Em uma leitura que fiz de um artigo de uma educadora e escritora do livro; Joana.A coruja filosofa.(ainda nao li o livro,só o artigo) a escritora cita um pensamento de Pestalozzi o famoso pedagogo suíço (1746 - 1827), afirmou que a verdadeira educação só é possível cara a cara e coração a coração. É o educador quem pode estimular a capacidade de pensar, compreender e discernir dos alunos.
Se quisermos um mundo melhor nós educadores devemos provocar ao nossos alunos o desejo de auto-determinação,o desejo de refletir de conhecer e de entender o mundo sempre respeitando a liberdade de escolhas do outro e a religião que cada qual escolhe para si.
A Filosofia no ensino fundamental tem por objetivo estimular as crianças a:
- Participar em grupos.
- Dialogar.
- Entender a responsabilidade de pertencer a um grupo.
- Aumentar a autoestima.
- Aprender a ser tolerante com as ideias dos outros.
- Desenvolver a paciência e a compreensão com aqueles menos favorecidos.
- Alargar a visão do mundo e a capacidade de questionar e de investigar o mundo.
- Refletir sobre valores morais e éticos.
- Despertar para a apreciação da arte e da beleza da vida.
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
(Sócrates)
Nenhum comentário:
Postar um comentário